sexta-feira, 29 de maio de 2009

UM POUCO SOBRE A CIDADE DE NOVA CANAÃ DO NORTE

O nome “Nova Canaã” foi sugerido pelo então Bispo de Sinop, D. Henrique Froehlich, que quis com esta iniciativa dar a idéia de que ali era a “Terra Prometida’ aos que vinham a se instalar na região, trazendo sonhos, coragem e muita esperança no futuro.
Em 1993, a Lei Estadual nº. 6.386, de 28/12/93, introduziu alterações e redefiniu os limites territoriais do município de Nova Canaã do Norte, reduzindo em aproximadamente 50% sua área territorial, que atualmente é de 4.950,64 Km2 (quatro mil, novecentos e cinqüenta, vírgula sessenta e quatro quilômetros quadrados).
Sua população é de aproximadamente 12.652 habitantes (IBGE/2007).
A distancia da capital Cuiabá é de 700 km, o município é banhado pelo Rio Teles Pires, que corta a região, Rio Bonito, Tapaiuna e Rio Avai.
A descoberta de ouro na região deslocou verdadeira leva de aventureiros para o lugar, muita gente nova foi chegando, trazendo consigo intenso movimento ao comércio local.
Hoje em dia a principal fonte de renda da região é a pecuária no sistema de cria, recria, corte e leiteira.

CACHOEIRA DO RIO PERDIDO


Cachoeira do rio perdido, localizada na comunidade tapaiunas, a aproximadamente 100 km do dist. Ouro branco, ainda é pouco conhecida e explorada devido a distancia, do ponto principal da região (NOVA CANAÃ), mas quem se aventura de ir até lá se depara com sua imponência e exuberância, de encher os olhos com sua beleza.
Mas o que chama mais a atenção e da vontade de ir visitar o lugar é o fato de ser um local pouco explorado e belo, que da um ar de aventura ao passeio.